Aliança Francesa de Niterói comemora o Dia do Idoso com exposição fotográfica

expoidoso

        A Aliança Francesa de Niterói recebe, em homenagem ao Dia do Idoso, (1º de outubro), a exposição fotográfica Bili, que celebra a relação de avós e seus netos,  retratando um dia na vida de Maria Dulce Baptista, de 86 anos. O nome da exposição vem de um antigo apelido de infância de Maria Dulce, e simboliza a sua  sensibilidade. Para capturar as imagens, ninguém melhor do que Luiza Rezende, uma de suas três netas. O vernissage será no dia 29 de setembro, às. 19h, na sede da instituição, na Rua Lopes Trovão 52, em Icaraí, e a mostra pode ser conferida até 28 de outubro.

         Formada em Publicidade, Luiza já trabalhou com fotografia de eventos, mas essa é a sua estreia em produção de fotos artísticas. São  14 imagens em preto e branco, tiradas em apenas um dia, com a proposta de mostrar sentimentos diversos despertados durante a rotina de sua  avó.  “É um trabalho documental, com fotos espontâneas e posadas, e que mostram a solidão, esperança e também o que chamo de “morosidade na rotina”, conta Luiza.

A fotógrafa capturou poucas, mas significativas atividades de Maria Dulce, professora  aposentada do Ensino Fundamental. Ouvindo histórias sobre a vida de sua avó, a neta  fez esse trabalho, segundo ela, inspirado em fotógrafos europeus dos séculos XX e XXI, como Henri Cartier-Bresson, Robert Doisneau, Edouard Boubart e Veronique Vial.

 

Serviço: A vernissage acontece no dia 29/09 – 19h. A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52 Edifício Elite, 2º andar, em Icaraí. A entrada é franca.