Arte​ de Rua​ ​traz França a Niterói

Street

A Arte de Rua​ tem força ​cada vez maior ao​ ​expor murais e revelar grafites mundo afora – Rio de Janeiro olímpico inclusive -, mobilizando as ​já famosas ​associações francesas Metrópole, Intercâmbio e Encontro em Artes Visuais e o Ateliê dos Artistas Parisiense d​e Belleville​. Essa turma vem até nós com o evento Street Art Belleville/Niterói, em parceira com a Aliança Francesa de Niterói e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

​A diretora da Aliança Francesa de Niterói, Peggy Giordano, explica que o objetivo do evento é promover a troca de conhecimento entre artistas franceses e brasileiros, fortalecendo o movimento de arte de rua nos dois países.  O intercâmbio chega a Niterói entre 24 de novembro e 31 de dezembro. A primeira etapa do projeto aconteceu em Paris, entre 21 de junho e 11 de julho deste ano. Na Aliança Francesa de Niterói haverá vernissage​, ​ dia 24, às 19h​,​ d​a​​ exposição coletiva dos artistas.  Cada participante terá uma obra de sua autoria no evento. Terá duas performances, entre elas estão a do francês Babs, que realizará uma pintura no estilo street art em tela, mostrando ao público como é o processo inicial do trabalho do artista.  Já​ a​ japonesa Lika Kato, que vive em Paris, apresentará uma criação coletiva e colaborativa com os convidados.

Entre os artistas que fazem parte e estarão presentes no vernissage, há nomes de peso no cenário francês, como o próprio Babs, que iniciou sua carreira ainda na década de 1990, o Kendo, e novos representantes do street art, como o niteroiense Gut, do coletivo Mafia 44, e Le barba, do Coletivo Rataria. Outros artistas estarão representados por suas obras, como os franceses Jordane Saget, Nina El Polin e Hydrane Lo e os brasileiros Davi, Regina e kajaman.

A exposição estará aberta até 20 de dezembro, na Aliança Francesa de Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h​; e aos sábados, das 8h30 às 12h. No Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, a exposição estará aberta para visitação entre os dias 06 e 31 de dezembro, de segunda à sexta, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A entrada é franca.

  Serviço: A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52 (3ª andar) em Icaraí. Mais informações: 2610-3966.