“Nuit Blanche” ilumina ruas de Niterói

Foto - O CEU VAI TORCER - NUIT BLANCHE - KLUG - LE BOURDONNEC - MAC 2017 2

Caminhada cultural festeja 50 anos da Aliança Francesa  na cidade, com performances e intervenções artísticas

O brilho de Paris, a cidade luz, ​estenderá seu charme a Niterói, que receberá a edição no Brasil do​ já​ ​tradicional ​evento francês “Nuit Blanche” (Noite em Claro). O encontro dedicado à arte acontece no dia 7 de outubro​ próximo​ e celebra o​s 50 anos da Aliança Francesa na cidade com uma grande caminhada cultural. ​No trajeto, que vai do Museu do Ingá ao Museu Arte Contemporânea (MAC- Niterói), haverá performances​ luminosas​ e intervenções urbanas de 52 artistas, entre franceses e brasileiros.

A “Noite em Claro” é uma festa anual que acontece sempre no primeiro sábado de outubro em Paris desde 2002, atraindo milhares de visitantes. E se tornou referência nas artes visuais no mundo inteiro. “A nossa proposta com a “Noite em Claro” em Niterói é realizar uma ação artística coletiva com foco na luz produzida sem energia elétrica. Os artistas participantes, com suas obras luminosas, percorrerão, junto com o público em geral, o percurso que separa os dois espaços culturais emblemáticos da cidade”, explica a diretora da Aliança Francesa de Niterói, Peggy Giordano.

O ponto de encontro será no Museu do Ingá, às 18h30. O início da caminhada em direção ao MAC ​será às 19h. ​Haverá uma parada na Praça César Tinoco, localizada entre a Praia das Flechas e a Rua Presidente Pedreira, para apresentação de performances de artistas. Representantes da Associação Metropole de Paris, échanges et rencontres en arts visuels e dos coletivos de artes Estudio Dezenove e Imaginário Periférico est​a​​r​ão entre os presentes.

A temática da “Nuit Blanche” niteroiense seguirá o lema do evento deste ano em Paris: “Fazer juntos”. Para isso, a Aliança Francesa de Niterói promoverá um momento de união entre todos os participantes. “Quando chegarmos ao MAC, nossas luzes encontrarão as de artistas convidados, que realizarão uma instalação luminosa na área externa do museu”, ​adianta Peggy.

Os franceses Erwan Le Bourdonnec e Thomas Klug serão os responsáveis pela intervenção que dará ao MAC contornos iluminados em azul, enquanto seu espelho d´água ficará imerso na cor de ouro. Erwan é arquiteto e vive entre o Rio, onde mora, e a Bretanha, na França, onde dirige o Centro de Arte La Tannerie. Já o designer e artista plástico Thomas, que mora e trabalha em Paris,  já atuou em projetos de iluminação diversos, como o da Ponte de Normandia, no norte da França, e da inauguração da Avenida Champs-Élysées, em Paris.

A produção do “Nuit Blanche” é uma parceria entre Aliança Francesa de Niterói, Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil,  Museu do Ingá e o MAC.  O evento tem apoio do Consulado Francês do Rio de Janeiro, do Institut Français, da Cinemateca da Embaixada da França, da Prefeitura de Niterói, da Câmara de Comércio França-Brasil-RJ e da Prefeitura de Paris.