Aliança Francesa de Niterói recebe exposição “Entre Pontos”, de Iriê Salomão, premiado no 5° Salão de Artes Visuais

AFN - Expo do Irie Salomao - Medo do escuro site

O artista mineiro Iriê Salomão apresenta 12 obras na galeria de artes da Aliança Francesa de Niterói. Os trabalhos foram produzidos em tracejado, com bico de pena, e também aquarela. E mostram desde suas inspirações em esculturas do mestre Aleijadinho, e a arte barroca de Minas Gerais, até azulejos que encantou Iriê na viagem que fez ao norte de Portugal. O ex-professor de história do Brasil desistiu de lecionar e passou a se dedicar à sua grande paixão, o desenho, em 2000, quando abriu um ateliê em Juiz de Fora, onde mora. As peças poderão ser conferidas até 4 de junho.

O artista já tinha visitado Niterói no ano passado, para a abertura do 5° Salão de Artes Visuais, parceria entre a Aliança Francesa de Niterói e o Instituto Cultural Germânico (ICG), do qual foi covencedor. “Encontrar um Salão desse naipe no Brasil é muito difícil e foi muito emocionante ganhar”, contou Iriê. Ele disse que outra boa surpresa da sua participação no evento é que não foi ele quem fez a própria inscrição. “Meu filho estuda artes em Portugal e ficou sabendo do Salão por um amigo francês. Ele me ligou para avisar que tinha me inscrito, e que deveria enviar algumas obras para Niterói”.

As inscrições para o próximo 6° Salão de Artes Visuais começam em 2 de maio, e são abertas para artistas de todo o país. O objetivo é incentivar a cultura na cidade de Niterói e em todo o Brasil. Serão selecionados dois vencedores, que terão suas obras expostas na galeria do ICG e da Aliança Francesa de Niterói.

Serviço: exposição “Entre Pontos”, de Iriê Salomão

A Aliança Francesa fica na Rua Lopes trovão, 52, 2° andar, Icaraí.

Visitação da exposição de 13/04 a 4/06. De segunda a sexta-feira, de 9 às 20h30 e sábado, de 9 às 12h.

Entrada franca. Classificação livre.

Mais informações: 2610-3966.