Feira do livro do Colégio Miraflores: a palavra como herança

miraflores

Outubro é o mês da festa da literatura no Colégio Miraflores (Rua Ministro Otávio Kelly, 474 – Icaraí, Niterói). A escola receberá a visita de autores premiados e contará até com eleição para o escritor favorito. No dia 20 de outubro (sábado), a partir das 15h, teremos atividades abertas ao público, reunindo trabalhos da Educação Infantil ao Ensino Médio. A programação neste dia contará com exposições dos alunos, jogos e estandes para venda de livros.

A coordenadora de Literatura e Português, Adriana Bittencourt, adianta como será o evento. “Nossa Feira do Livro trará muitas atividades que traduzem a valorização da língua e da literatura aqui no Miraflores. Essas atrações transformam a leitura em um momento de afeto, conhecimento e criação. Literatura fantástica, contos de fadas, Ilustração, poesia marginal, intervenções urbanas, romance policial, e tantas outras novidades farão do dia 20 um grande encontro com a arte.”

Literatura e imagem
A autora e ilustradora de livros infantis, Patrícia Auerbach, visitará a escola no dia 2, terça-feira. Ela se reunirá com os alunos da creche ao 1° ano do Ensino Fundamental e as turmas já estão trabalhando os seus livros ‘O lenço’, ‘A garrafa’ e ‘O jornal’. Este último recebeu o prêmio de Melhor Livro Imagem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). E a professora de teatro Elaine Aderne está preparando com o 1º ano uma apresentação de tirar o fôlego para a autora.

Romance policial
Na 4ª feira, dia 3, é a vez dos alunos do 9° ano EF ao Ensino Médio participarem de um bate-papo e autógrafos com o escritor Flávio Carneiro. Ele, que já foi finalista do Prêmio Jabuti, conversará sobre seu segundo romance policial, ‘O livro roubado’.

Clássicos revisitados
Os alunos dos 2º e 3º anos EF estão lendo ‘Princesas em greve’ e o 4º e 5º anos EF, ‘Floris e Brancaflor’, ambos de Thaís Linhares, e receberão a escritora no dia 16, terça-feira, para um bate-papo. Thaís é vice-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.

Mundo fantástico
A Literatura Fantástica é o gênero literário que mais cresce no Brasil. E também no dia 16, os alunos do 6º EF terão um encontro especial com a autora Cristina Pezel. Ela vai conversar sobre a construção de mundos para a literatura fantástica.Já a escritora Ana Lúcia Merege fará um bate-papo sobre o gênero, passando pelos clássicos ‘Odisseia’, de Homero, e ‘Harry Potter’, de J. K. Rowling, com as turmas do 6º ao 8º ano EF, no dia 17. Ana conversará com o 9º ano EF e o Ensino Médio, na mesma data, sobre as distopias. Cristina Pezel e Ana Lúcia Merege também estarão na escola no dia 20.

Eleição apaixonada
Os alunos da Creche ao 5º anos EF elegeram seu escritor favorito e o resultado será apresentado durante a Feira do Livro, no dia 20. Entre os candidatos estão Ziraldo, Ana Maria Machado, Roger Mello, Eva Furnari, Roseana Murray, Ana Claudia Barros, Bartolomeu Campos de Queirós e Bia Hetzel, que tiveram livros trabalhados nas atividades na biblioteca. O sistema de votação foi desenvolvido pela professora Lucia Ormond de informática.

Jogos em debate
Quer saber como jogar e mestrar RPG (Role-playing game), um estilo em que as pessoas interpretam seus personagens, criando narrativas e histórias? Então participe da palestra com Matheus Barcelos, do grupo de fãs Taverna do Arcanum. Ele visitará a escola no dia 10 para conversar com as turmas do 6º ao 8º anos EF.

Luta medieval
A Feira do Livro terá como grande novidade, no dia 20, uma arena de Swordplay. O esporte simula combates medievais, com réplicas de espadas ou instrumentos de combate revestidos com espuma. A atividade será aberta ao público e gratuita. Venha travar batalhas épicas no Miraflores! O evento contará ainda com um estande especial para venda de livros e artigos temáticos, como dragões, escudos, vulcões, elmos, entre outros.

Book fair
Os alunos do Bilíngue também participam da Book fair com os livros ‘Little red riding hood’, ‘The frog prince’, ‘Stone soup’ e ‘Beauty and the beast’, de Jess Stockham.