Quadrinhos, ilustração e roteiro nas férias da Glia

Hiro 2

No final do mês de novembro, a Glia inicia a sua Oficina de férias com encontros das 9h às 17h. Em parceria com o curso Animator, o projeto começa no dia 30 de novembro, com duas oficinas: “Ilustração para livros infantis” e “Criação de personagens e Gags – quadrinhos de comédia”. A primeira, mediada por Thais Linhares, chargista, colunista, roteirista de TV e HQ, como no Almanaque d’O Menino Maluquinho, Sítio do Picapau Amarelo, e na revista francesa “Bouche du Monde” e autora de HQs e infanto-juvenis como Vovó dragão, O monge e o macaco e Rapunzel. No encontro, Thais, que é formada pela Escola Nacional de Belas Artes e com especializações em Cambridge (Reino Unido), Universidade do Mosteiro de São Bento, e tem mais de 20 anos de carreira no mercado editoria, vai ensinar como explorar a linguagem visual dos livros para cativar o leitor, como traduzir visualmente uma história e dará uma noção realista do mercado, o relacionamento com os editores e demais oportunidades comerciais para os futuros profissionais. Já a segunda oficina será mediada por Pedro Stilpen, profissional que possui mais de 50 anos de carreira em animação, roteiro de HQs entre outros. Pedro incentivará cada aluno a criar livremente um herói ensinando a observar etapas importantes como a escolha da personalidade do herói, a existência de um parceiro, quem será seu arqui-inimigo, e a produção do model sheet (um guia com o personagem desenhado em várias posições diferentes, para que seja mais fácil animar o personagem).

Nos dias seis e sete de dezembro, é a vez de Hiro Kawahara, ilustrador das toalhinhas de bandeja do Mc Donald’s. Voltada para desenhistas profissionais e amadores, na oficina “Soltado o traço”, Hiro abordará as técnicas para que o desenho fique mais solto, dinâmico, criativo e expressivo. E no dia 13 de dezembro, será a oficina “HQs independentes”, mediada por Denis Mello, quadrinista formado pela Escola de Belas Artes e produtor independente de quadrinhos desde 2009, alcançou com a webcomic Beladona seu ápice até o momento, recebendo inclusive indicações ao HQ Mix como melhor webcomic do Brasil e Desenhista Revelação. O encontro, que tem como principal proposta a apresentação da diversidade de estilos e possibilidades dentro dessa arte de HQs, também contará com a produção pelos alunos de uma história curta com início, meio e fim. O objetivo é que cada aluno faça uma história de três páginas como experiência aplicada dos conceitos aprendidos durante a oficina. No final, as histórias de todos os alunos serão reunidas para forma uma revista coletiva tendo o professor como editor. A versão digital da revista será enviada por e-mail aos alunos na semana seguinte.

Finalizando a Oficina de férias, no dia 14 de dezembro, Ana Recalde, quadrinista que começou sua carreira com o mangá Patre Primordium e que trabalha atualmente com webcomics no grupo Petisco, estará à frente da oficina “Roteiro de quadrinhos”. Entre outros temas, Ana abordará os elementos básicos da composição escrita como a criação dos personagens, e os elementos básicos do roteiro para a criação de uma HQ. Durante a Oficina de férias da Glia, também serão oferecidas mini oficinas de quadrinhos, desenhos e mangá para crianças a partir de seis anos.