Arquivos: Eventos

Simpósio sobre lesões traz avanços científicos

save the date

Especialistas do Brasil e exterior debatem no Rio – 31 de agosto e 1º de setembro – novas terapias e apresentam equipamentos para acelerar cicatrização

Avanços científicos que integram tratamentos de lesões, a importância da nutrição, terapia celular, reconstruções e enxertos, banco de pele, além do emprego da tecnologia robótica no rejuvenescimento facial e corporal. Esses temas estão entre os principais destaques do V Simpósio Internacional de Inovações Tecnológicas no Tratamento de Lesões (SIITTRAL 2018). O evento está aberto a médicos, profissionais e estudantes da área de saúde e acontece dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Sheraton Rio Hotel & Resort (Av. Niemeyer, 121 – Leblon, Rio de Janeiro). Mesas com 11 debates científicos, além de workshop e conferência com trabalhos nacionais e internacionais, movimentarão o simpósio, cujas inscrições podem ser feitas pelo site www.siittralrj.com.br.

Salão de Artes Visuais traz humor e bela profusão de cores

SITE

Aliança Francesa Niterói e Instituto Cultural Germânico mostram 14 artistas selecionados

Criado pela Aliança Francesa Niterói (AFN) e o Instituto Cultural Germânico (ICG), o Centro de Cultura França-Alemanha promove a sexta edição do Salão de Artes Visuais em Niterói, com participação de 14 artistas selecionados do Rio, Niterói, São Paulo, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Iguaba e Macaé. A entrada é franca e o evento terá vernissage na quinta-feira, 16 de agosto, às 19h, na Aliança Francesa Niterói. A mostra estará aberta para visitação de 17 de agosto a 22 de setembro, simultaneamente, nos espaços culturais das duas instituições, ambas em Icaraí.
O Salão apresenta ampla variedade de trabalhos artísticos, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e vídeos. A seleção dos 14 artistas entre 35 inscritos passou pela avaliação de uma comissão formada pelo diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Marcelo Velloso, do diretor do ICG, Ricardo Freitas, e da diretora da AFN, Julie Mailhé. Os dois vencedores do 6º Salão de Artes Visuais ganharão exposições individuais em 2019. O resultado será divulgado no vernissage – um dos artistas vai expor na AFN e o outro no ICG.
Entre os artistas selecionados está Daruich Hilal, morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Artista desde criança, ele é filho de imigrantes sírios e passou parte da adolescência em Damasco, onde também estudou pintura. No Salão de Artes, ele mostrará trabalhos que exploram técnicas com elementos do classicismo. “A proposta é ironizar o sentimento obsessivo do homem contemporâneo na busca pelo corpo padronizado e perfeito”, diz Daruich.
Os trabalhos da artista visual e poeta Mozileide Neri, do Rio de Janeiro, também estarão presentes na exposição. Ela traz o projeto “O peso das vogais longas”, que celebra um encontro entre imagens e palavras. Suas telas já participaram de exposições em Kolkata (Índia), Villa Verdi (Itália), e Paris (França). Já Hugo Moutinho, designer gráfico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta “Formação da Identidade”. Segundo ele, a ideia é desconstruir a linguagem visual tradicional, propondo uma nova leitura dos aspectos comunicacionais do homem. Através de figuras literais, ele utiliza, em seus trabalhos, representações de antena de rádio, de telefone e sinais de internet .
Os visitantes poderão conhecer também as telas de Regina Lima. Doutora em Literatura Comparada pela UFF, ela vai expor trabalhos com o tema “Pequena África”, que sobrepõem pinturas de orixás sobre fotografias de paisagens do Rio de Janeiro. “O objetivo é mostrar a beleza das tradições africanas herdadas pelos brasileiros”, diz Regina. Já a fotógrafa Amanda Morais se inspirou no quadro “Ofélia”, do pintor inglês John Everett Millais, e na estética do Caravaggio para apresentar o projeto “Foto Pintura”. Estarão presentes ainda peças dos artistas Carolinne Maciel, Bruno Neves, Gaya Rachel, Matheus Mello, Pedro Magalhães, Quézia Lopes, Renato Carvalho, Stephanie Boechat e Tamirys Araujo.
O Centro de Cultura França-Alemanha, inaugurado em maio de 2006 em Niterói, é o sétimo de seu gênero no mundo e o primeiro no Brasil. Seu principal objetivo é promover uma valiosa troca cultural entre os países e a cidade que o acolhe, estreitando ainda mais os laços de amizade entre o Brasil, a França e a Alemanha.

Serviço: O 6° Salão de Artes Visuais terá vernissage no dia 16 de agosto, às 19h, na Aliança Francesa Niterói, e pode ser visitado de 17 de agosto a 22 de setembro nas duas instituições.

Aliança Francesa Niterói: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 12h (Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí / 2610-3966).

Instituto Cultural Germânico – de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h (Av. Sete de Setembro, 131 – Icaraí / 2714-0879).

Entrada: franca | Classificação: livre

Família(s) é tema da próxima exposição na Aliança Francesa Niterói

prix

Os trabalhos são dos vencedores do Prix Photo Web 2017

 A  Aliança Francesa Niterói inaugura na quinta-feira, 14 de junho, às 19h, a exposição de fotografias dos vencedores do Prix Photo Web 2017. O concurso é organizado pela Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil e chegou a sétima edição com o tema “Família(s)”. O público poderá conferir na Galeria 52, até 11 de agosto, as imagens premiadas do primeiro colocado, Gustavo Pereira, de Brasília. Ele exibe em sua série “O Parto”, um olhar íntimo, que engrandece a gravidez e o nascimento, dando uma dimensão universal ao tema. “Esse ensaio acompanha os meses que antecederam a chegada de nossa primeira filha, Violeta.  Da descoberta de uma gravidez inesperada até o parto realizado em nosso próprio apartamento”, relata o fotógrafo, que ganhou uma viagem com acompanhante a Paris, oferecida pela Aliança Francesa, com apoio da Air France.