Arquivos: Clipping
Sergio Guizé participa de Leituras Afetivas na exposição sobre Paulo Cesar Peréio
Veículo: RJ1 | Data: 13/12/2025 | Parceria: Bruno Pirozi
O ciclo Leituras Afetivas, em cartaz no Sesc Tijuca, foi citado no RJ1, da TV Globo, a partir de uma participação de Sergio Guizé, que convidou o público a visitar a exposição “Peréio – Semana que vem eu me organizo”.
Na aparição, o ator destacou a importância de Paulo Cesar Peréio para o cinema e o teatro brasileiros e chamou a atenção para a programação que homenageia sua trajetória artística, por meio de leituras dramatizadas de textos que marcaram sua carreira.
O projeto dirigido por João Velho é um convite ao público para conhecer o legado de Peréio. A exposição segue em cartaz até fevereiro no SESC Tijuca, com programação de leituras ao longo do período.
Para conferir a participação de Sergio Guizé no RJ1, basta clicar no link a seguir: https://globoplay.globo.com/v/14178525/?s
Livro sobre Millôr Fernandes é destaque no jornal O Globo
Veículo: O Globo | Data: 06/12/2025 | Cliente: Editora Appris
O humor como forma de pensamento crítico e resistência política é o eixo central do livro “De Milton a Millôr: a trajetória de um jornalista ipanemense, pasquiniano e sem censura”, da historiadora Andréa Queiroz, lançado pela Editora Appris. A obra reconstrói o percurso de Milton Viola Fernandes, do subúrbio carioca, até se tornar Millôr Fernandes, um dos intelectuais mais influentes da imprensa e da cultura brasileira.
Resultado de anos de pesquisa acadêmica, o livro analisa como Millôr construiu uma escrita marcada pela ironia, pela experimentação linguística e pelo humor como método crítico. De O Cruzeiro a Pif Paf, da Veja ao Pasquim, Andréa evidencia o papel central do autor na imprensa alternativa e na resistência cultural durante a ditadura civil-militar.
O lançamento e o conteúdo da obra ganharam destaque na imprensa, com nota publicada em O Globo, na coluna de Ancelmo Gois, que ressaltou a atualidade do pensamento de Millôr e a importância de levar essa pesquisa para além do meio acadêmico, ampliando o debate sobre memória, censura e liberdade de expressão no Brasil.
Confira a matéria completa no link a seguir: https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2025/12/millor-que-definiu-o-brasil-como-o-pais-do-oximoro-ganha-biografia-que-vai-alem-da-figura-publica.ghtml
De Milton a Millôr, o humorista sem censura





