Arquivos: Cultura

Grupo Editorial Appris é destaque com sete obras entre semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico

385a1ea4-147f-4b60-adfe-b2f21766fd11

Há 14 anos no mercado e mais de 12 mil livros publicados, o Grupo Editorial Appris se destaca com a indicação de sete obras entre os semifinalistas na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Realizada pela Câmara Brasileira do Livro para valorizar e divulgar publicações de excelência na produção científica, técnica e profissional, a premiação conta com 29 categorias distribuídas em dois eixos (Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais). No dia 18 de julho serão anunciados os cinco finalistas de cada categoria e a premiação das obras vencedoras acontecerá no dia 6 de agosto, em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso.
A editora Appris inova com a publicação de livros acadêmicos em regime de aposta conjunta autor/editora e se destaca na área científica por meio da atuação em várias frentes. Conta com mais de 30 comitês científicos, compostos por pesquisadores de renome em cada área, que avalizam todas as publicações. Outra inovação da Editora Appris no segmento científico é a ampla distribuição e divulgação de obras técnicas, antes restritas às livrarias específicas e canais próprios. A editora, que esse ano participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, obteve 10% dos seus livros inscritos classificados entre os semifinalistas na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico.

“Rio je t’aime” volta com sotaque carioca

IMG_2963

A feira Rio je t’aime está de volta. Depois de uma temporada de seis anos na França, com participação dos idealizadores em eventos que exaltam o savoir faire franco-carioca, o grande encontro de estrelados chefs franceses e brasileiros chega ao Reserva Cultural de Niterói, em São Domingos, nos dias 18 e 19 de novembro, das 11 às 22h, com entrada franca. Além das atrações gastronômicas a preços populares, haverá música, atividades culturais e ampla programação infantil.

Chefs de diferentes estilos gastronômicos estarão presentes ao evento como Ricardo Lapeyre, Frédéric de Maeyer, Juan Bertoni, Lola Rabin, Joana Carvalho, Francisco Hannequim, Fabiana Schmaedecke, Philippe Lanié, Zela Brum, Vicente Maia, Cesar Antunes, Luciano Pessina, Emanuel Pinheiro, Silvia Paludo, Sergio Gustavo Vivas, Márcio Arruda, Daniel Ramos, entre outros. Olivier Cozan, um dos organizadores e que também participa da feira com estande, diz que a “Rio je t’aime é um evento colaborativo, que celebra o amor pela gastronomia franco-carioca, com chefs que se ajudam dentro e fora de suas cozinhas. A proposta é levar iguarias francesas e brasileiras variadas, de alta qualidade, a valores acessíveis de até R$ 40,00.”

A volta de Valesca Lins traz o Rio sem retoques

E8D1CAB6-0F5C-418E-8EA7-33C76C74582A

A escritora e dramaturga Valesca Lins está de volta com seu novo livro de contos “Rio, o Ori”, pela Artêra, selo da editora Appris. O retorno acontece um ano após conquistar o prêmio literário Maria Firmina com “Minhas conversas florescidas no Khat”, na categoria ficção, que valoriza e incentiva a produção intelectual de autores negros. A proposta é mostrar a cidade carioca fora dos cartões postais, sob ponto de vista de uma população invisível aos olhos de muita gente, mas que, ao mesmo tempo, construiu sua essência cultural tão festejada no país e no mundo. “Rio, o Ori” será lançado no próximo dia 27 de maio, às 13h, na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio (Rua do Ouvidor,  37).