Leituras dramatizadas celebram legado de Paulo Cesar Peréio no Sesc Tijuca

De vestido Lara, de vermelho João e abóbora Thomaz Velho seguram com a foto do pai no cavalete (Crédito: Rodrigo Costa)

Ciclo dirigido por João Velho revisita textos marcantes da carreira do ator, diretor e produtor; e integra exposição dedicada ao artista

Um ciclo de leituras dramatizadas tem apresentado ao público diferentes facetas da obra de Paulo César Peréio, no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. Dirigido por João Velho, o projeto Leituras Afetivas, que começou em novembro, traz textos que marcaram a trajetória do ator, diretor e produtor, e segue com novas apresentações entre dezembro e fevereiro. As leituras fazem parte da exposição “Peréio – Semana que vem eu me organizo”, dedicada à produção visual e ao percurso artístico do homenageado.

Segundo João Velho, a proposta é revisitar obras que, de diferentes maneiras, cruzaram a carreira do artista. A seleção reúne quatro textos ligados diretamente à atuação, direção ou produção de Peréio. “Reunimos peças que fizeram parte da vida do meu pai e que ajudam a contar sua relação com o teatro. São trabalhos que revelam escolhas e afetos importantes na construção da sua trajetória”, afirma o diretor. A mostra foi desenvolvida com seus irmãos, Thomaz e Lara Velho.

Ator Sergio Guizé participará de Leitura dramatizada no SESC Tijuca (Crédito: Sergio Santoian)

Ator Sergio Guizé participará de Leitura dramatizada no SESC Tijuca (Crédito: Sergio Santoian)

PROGRAMAÇÃO - A programação segue no dia 17 de dezembro, com a leitura de “Eu Te Amo”, filme de Arnaldo Jabor adaptado pelo próprio cineasta para o teatro. O personagem interpretado originalmente por Peréio será vivido por Sérgio Guizé, e Gianne Albertoni assume o papel originalmente interpretado por Sônia Braga. Em 14 de janeiro, o público acompanha “Anti-Nelson Rodrigues”, texto inédito escrito por Nelson Rodrigues a pedido de Neila Tavares durante um período de afastamento do dramaturgo dos palcos.

A montagem conta com artistas que têm relação direta com os intérpretes originais: Bel Wilker (filha de José Wilker), Daniel Dantas (filho de Nelson Dantas), Nina Velho (sobrinha de Peréio) e Maya Tyszler (neta de Peréio e Neila Tavares). O ator Carlos Gregório, único remanescente do elenco original, participa novamente. João Velho interpreta o papel que pertenceu ao pai.

O ciclo se encerra em 11 de fevereiro, com “O Analista de Bagé”, texto de Luiz Fernando Veríssimo adaptado para o teatro por Peréio, que percorreu o Sul do país com a montagem. Nessa leitura, João assume o papel principal ao lado de Stella Miranda, integrante da versão original, e de seu irmão Thomaz, que interpreta os pacientes.

Para João, o projeto é uma forma de revelar ao público a amplitude da obra do artista. “Meu pai representou muita coisa, e nós carregamos parte disso. Reunir esse material e apresentá-lo às pessoas é uma forma de pertencimento. O Peréio não é só nosso, é do Brasil”, afirma o diretor, destacando que a exposição e as leituras reforçam a presença do ator na memória cultural do país.

Gianne Albertoni participará de homenagem a Paulo Cesar Pereio no SESC Tijuca (Crédito: Thaís Cunha)

Gianne Albertoni participará de homenagem a Paulo Cesar Pereio no SESC Tijuca (Crédito: Thaís Cunha)

Serviço

Leituras Afetivas – Exposição “Peréio – Semana que vem eu me organizo”

Local: Sesc Tijuca, Rio de Janeiro

Datas: 17 de dezembro, 14 de janeiro e 11 de fevereiro

Horário: A partir das 18h

Classificação livre