Arquivos: Economia/Negócios

​Colóquio de políticas públicas amplia prazo para inscrições de trabalhos

 

Colóquio Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil do Século XXI

Segurança, saúde, habitação, educação, ambiente e transporte serão debatidos em encontro híbrido.

Estão abertas as inscrições de trabalhos para o “Colóquio Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil – Século XXI”. Incentivar o debate para solucionar ou mitigar problemas nacionais é a proposta do encontro híbrido que reunirá pesquisadores, especialistas, pós-graduandos, graduandos, professores e lideranças de campos multidisciplinares, de 29 a 31 de agosto, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ). O evento é uma iniciativa do Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (LADER/CNPq) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Faperj e do CNPq.

A programação conta com painéis, conferências, grupos de trabalho e a exposição fotográfica coletiva “Ciência e Arte”. Entre os conferencistas do evento estão o economista e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Marcelo Neri e a cientista política e pesquisadora Maria Antonieta Leopoldi. O “Colóquio” é resultado do livro com título homônimo e 15 artigos de 30 autores sobre o país, publicado pela editora Appris.

SST no eSocial é com o Grupo Delphi

Newsletter do Grupo Delphi - jan2022

“A mulher (in)visível” revela poder feminino

2

 Fruto de uma pesquisa com 42 mulheres executivas, Ana Paula Vitelli lança  “A mulher (in)visível: vida, trabalho, caminhos e escolhas”, no dia 1 de setembro, das 18h às 21h, no Centro Britânico Brasileiro, em Pinheiros/SP (Rua Ferreira de Araújo, 741). A doutora em Administração de Empresas apresenta novos olhares sobre a presença feminina no mercado de trabalho formal e mostra a pressão sofrida pelas mulheres em posições de gestão nas empresas. A autora é Presidente do Conselho da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil e primeira mulher à frente da instituição de mais de 100 anos.

A obra aborda também outros contextos – a vida privada, como a mulher se coloca diante das esferas da casa e do trabalho, os desafios que enfrentam e como se posiciona diante desses contextos. O livro revela ainda a ideia do desaparecimento simbólico da mulher, que envolve a fragmentação e fragilização de sua identidade. Esse desaparecimento acontece na vida doméstica, na medida em que a mulher adentra o mercado de trabalho, na organização e na posição da gerência intermediária.