Projeto História e Memórias leva oficinas de aquarela a escolas públicas de São Pedro da Aldeia e Iguaba

Historia e Memorias

 

O projeto História e Memórias Lagos, desenvolvido nas cidades de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, vem despertando o interesse de crianças e adolescentes pelas artes plásticas. Entre as atividades, que estimulam a criatividade e a descoberta de novas habilidades, estão oficinas de aquarela para alunos de escolas desses municípios.

A iniciativa também conta com pesquisa sobre manifestações culturais sob o olhar genuíno de quem vive o dia a dia nessas cidades. O projeto História e Memórias Lagos é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Rounet, com patrocínio do Instituto CCR e apoio da Via Lagos.

Nas oficinas de aquarela, as crianças contam, por meio de pinturas em aquarela, como veem as cidades onde vivem. Elas têm como referência e inspiração obras de grandes artistas como Van Gogh, Guignard e Cézanne. Nessa primeira etapa, foram realizadas oficinas nos dias 03, 17, 24 e 31 de outubro.

A artista plástica Luciana Felippe, responsável pelas oficinas, destaca a importância de incentivar a prática da atividade artística em crianças e adolescentes, para que possam desenvolver outras formas de expressão. No dia 22 de novembro, foram realizadas duas exposições, com cerca de 130 trabalhos em aquarela, produzidos pelos alunos das escolas municipais Moacyr de Azevedo e Rubem Arruda Câmara, em Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, respectivamente. Os resultados das oficinas foram conferidos pelos familiares dos alunos, representantes do Instituto CCR, CCR ViaLagos, e das secretarias de educação e cultura dos municípios.   As crianças mostraram seus trabalhos e falaram sobre o que aprenderam durante as atividades.

Além das oficinas, o projeto conta também com pesquisa da história das manifestações culturais de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Esta etapa inclui entrevistas com moradores antigos que mostram a visão deles sobre as cidades onde  vivem.

Sobre o Instituto CCR: o Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de 8 milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados.

Sobre a CCR ViaLagos: A CCR ViaLagos é responsável, desde 1997, pela administração da RJ-124, a Rodovia dos Lagos. Com 57 quilômetros de extensão, liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, passando por Araruama e Iguaba Grande. Foi a terceira concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre o Grupo CCR: Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Tendo iniciado sua trajetória no segmento de concessões rodoviárias, a holding diversificou seu portfólio de negócios e, em 2018, transformou seus quatro núcleos de atuação em empresas independentes que agrupam unidades de negócios por temas afins. São eles: CCR Lam Vias, CCR Infra SP, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade. As empresas são responsáveis por gerir os atuais negócios da companhia, além de desenvolver e pesquisar novas oportunidades de negócios no mercado primário e secundário, dentro e fora do Brasil. Tendo o pioneirismo como marca, o Grupo CCR é hoje um dos cinco maiores da América Latina no setor de concessões de infraestrutura e também foi o primeiro a ingressar no Novo Mercado da B3 (antiga BM&FBovespa). Conta atualmente com 13 mil colaboradores, além de ter o reconhecimento dos mercados nacional e internacional em função de sua trajetória de sucesso e da adoção constante das mais rígidas práticas de governança corporativa que pautam sua atuação e estão reunidas no Programa de Integridade e Conformidade da companhia.