Exposição Prix Photo Aliança Francesa

prix

A galeria 52 da Aliança Francesa Niterói recebe até 10/08 a exposição de fotografias dos vencedores do concurso Prix Photo Aliança Francesa 2018.  O público poderá ver de perto as três séries ganhadoras da oitava edição do concurso, que teve como tema “Mas onde está a água?” ou “Mais où est l’eau?”, proposto pelo historiador francês e professor da Universidade de La Rochelle, na França, Laurent Olivier Vidal.

A mostra apresenta as imagens do fotógrafo cearense Weberton “Beto” Skeff, primeiro colocado, com a série “Doces desejos de fôlego”, que aborda de maneira concisa a relação do sertanejo com a água e sua escassez. Segundo o autor, “o trabalho se apresenta de inúmeras formas: ora documental, ora ficcional, ora de natureza indefinida, mas sempre respeitando a vontade de descrever e compartilhar suas experiências vivenciadas ainda quando criança no sertão central do Ceará”. O prêmio recebido por Weberton foi um pacote de viagem para Paris com direito a acompanhante, oferecida pela Air France.

A carioca Ana Carolina Fernandes, que tirou o segundo lugar do júri oficial com a série “Os Veios Abertos da Baía de Guanabara”, apresenta um trabalho que denuncia o “descaso desumano” com as águas da Baía de Guanabara, patrimônio da humanidade e cartão postal do Rio de Janeiro, traduzindo esteticamente a ação direta do homem sobre o seu contexto ambiental. Ana Carolina recebeu como prêmio um pacote de viagem com direito a acompanhante, hospedagem de duas noites e café da manhã no Sofitel Ipanema, no Rio de Janeiro.

As fotografias do mineiro Rodrigo Lessa, que ganhou o prêmio do júri popular com a série “Ser Peixe” também poderão ser apreciadas na exposição. O fotógrafo buscou representar alguns olhares sobre a relação humano-água no cotidiano, principalmente relacionados ao ciclo, à apreciação, à saciação e à sobrevivência. O candidato, Rodrigo, terceiro trabalho eleito pelo voto popular ganhará uma bolsa de estudos por um semestre na Aliança Francesa mais próxima à residência do contemplado, no valor de R$ 3 mil reais.

“O Prix Photo é um grande concurso nacional aberto tanto para amadores quanto para profissionais. É também uma oportunidade para discutir as grandes questões do nosso tempo. Com esse tema, “Mas onde está a agua?”, recebemos um grande número de propostas de alta qualidade e de grande diversidade que, em sua maioria, trazem questionamentos que são necessários e urgentes.”, explica Thomas Brégeon, diretor cultural da Aliança Francesa do Rio de Janeiro.

Nesta oitava edição o concurso recebeu quase 300 ensaios fotográficos vindos de todas as regiões do Brasil. As fotos vencedoras podem ser acessadas no site oficial do concurso: www.prixphotoaf.com.br. Os diferentes trabalhos apresentados refletem a diversidade de olhares, técnicas, estéticas e abordagens sobre essa questão vital, que impacta o presente e o futuro. Os trabalhos escolhidos pelo júri oficial apresentam uma narrativa visual sobre duas regiões brasileiras simbólicas e traduzem esteticamente as contradições da relação do homem com a natureza.