Projeto Cipesin é apresentado no Seminário Amazônia 2040

amazonia 2040

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil reuniu arquitetos, urbanistas , ambientalistas e estudantes universitários no Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável. O seminário contou com a participação de Bianca Moro de Carvalho, uma das coordenadoras de “Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis”. O evento aconteceu em fevereiro, no Palácio Rio Negro, em Manaus.

Bianca apresentou a sua tese de doutorado “Habitação Popular: o caso das ressacas na cidade de Macapá”. O trabalhou se transformou em livro, disponível em todas as livrarias do país e também em formato e-book.

A doutora em urbanismo e arquitetura também contou sobre a criação do projeto “Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis“, lançado no fim do ano passado. O Cipesin registra as condições de habitação de áreas fragilizadas, bem como permite a inclusão social, com entrevistas em vídeos de moradores e líderes dessas regiões, por meio da mídia participativa.

A programação do evento incluiu mesa de abertura e debate sobre Amazônia, Território Brasileiro e Fronteiras. Aconteceram também discussões sobre a realidade da Amazônia Legal Brasileira, mesas de debate sobre projetos dos CAU UF e lançamento do chamamento de boas práticas. Como resultado, as informações apresentadas pelos palestrantes no evento em Manaus serão levadas para o congresso de arquitetos “UIA Copenhagen 2023”, que acontecerá em julho.