Delegada lança livro sobre “politização policial”

57901ced-c7f0-4418-959a-6ce7e3dd2c14

 A interferência política em instituições do Estado sempre desperta preocupações. O tema ganha ainda mais repercussão quando recai sobre a segurança pública. Diante da relevância e atualidade do tema, a delegada de Polícia Civil do Rio de Janeiro Juliana Menescal da Silva Ziehe escreveu o livro “Delegado de política: uma análise do fenômeno da politização da Polícia”, publicado pela editora Appris. Trazendo sua experiência profissional, a autora analisa, de forma inédita, a relação político-partidária entre os órgãos policiais com agentes políticos integrantes da alta cúpula do governo. O lançamento será aberto ao público e acontecerá no dia 22 de julho (sábado), às 17h, na livraria Nobel de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, (Rua Dezesseis de Março, 399 – Centro).

Resultado do mestrado da delegada em Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis, o trabalho contribui para os debates atuais que envolvem a problemática da politização de instituições de Estado e da real dimensão da função investigativa atribuída às polícias civis. O livro também situa o delegado de polícia como importante engrenagem na persecução penal, traz um resumo crítico sobre a escolha do chefe de polícia e reflete sobre a necessidade de se criarem blindagens institucionais para o exercício da função investigativa.

 

“As constantes trocas de comando da Polícia acabam sendo pouco questionadas diante do desconhecimento de como essas alterações repercutem sobre a sociedade. Mas frequentes alterações geram um efeito cascata sobre toda a corporação. Entre estes, os delegados de polícia, que estão à frente não só da gestão das delegacias, mas também de importantes investigações. Decidi compartilhar minha experiência em um livro para divulgar os reflexos da politização da polícia sobre o direito à segurança pública, garantido a todos os cidadãos. Bem como pelo inquietamento decorrente do silêncio dos mais diversos setores da sociedade diante dessa situação”, explica a delegada Juliana Menescal da Silva Ziehe.

 

O estudo tem como ponto de partida a definição da segurança pública por múltiplas perspectivas, isto é, enquanto um direito fundamental, uma política pública e um sistema de justiça. O livro faz ainda uma análise de tendências por meio da coleta de dados, a partir de Boletins Informativos da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, de publicações das produtividades investigativas e dos procedimentos administrativos de remoções de delegados titulares mostrando importantes conclusões e evidências. Ao longo dos cinco capítulos, a autora apresenta como as imbricações políticas podem afetar o sistema de justiça criminal, a função investigativa e o direito à segurança pública.

Sobre a autora: Juliana Menescal da Silva Ziehe é Mestre em Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis. Pós-graduada em Gestão Estratégica, Processos e Projetos Integrados na área de Segurança Pública pela COPPEAD/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Direito pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. É Delegada de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.